O fruto do conhecimento


O cristianismo prega que Eva comeu o fruto proibido, entregue a ela por uma serpente, e depois levou Adão a comer também. Essa visão contribuiu para que a mulher fosse vista como inferior por muito tempo, e isso tem mudado a passos lentos.

Em tempos remotos, as mulheres eram tidas como sagradas, tinham poder e eram respeitadas. Como fontes geradoras de vida e sacerdotisas eram muito próximas à Deusa, reverenciada como a Grande Mãe dos povos. Coincidência ou não, a serpente era um dos símbolos da Deusa.

Para sufocar de vez a sabedoria e o poder feminino, as igrejas difundiram a ideia de que, por “culpa” de Eva, todos padecemos fora do Paraíso. De maneira figurada, o verdadeiro conhecimento foi banido, para evitar qualquer tipo de ameaça à nova religião e ao patriarcado.

Porém, esse poder foi apenas oprimido e viveu por séculos como uma chama nos recônditos de todas as almas femininas. Curandeiras, xamãs, benzedeiras, parteiras, terapeutas, mães, avós, filhas... Como bruxas, fomos perseguidas, torturadas e mortas, sob a bandeira de um Deus, que, tenho certeza, jamais concordaria com a atrocidade de uma inquisição.

Mesmo assim, o poder do sagrado feminino se manteve vivo e ele tem chamado, cada vez mais, por todas as mulheres que, em grupo ou solitárias, o tem resgatado. Não como uma afronta a qualquer religião, mas como um grito de liberdade e de igualdade.

Comemos o fruto sim, o fruto do conhecimento, que não deve ser negado a ninguém, e hoje estamos aqui para que se faça justiça às nossas antepassadas, que viveram com medo, reprimidas e amarguradas, aceitando destinos que lhes eram impostos, unicamente por serem mulheres.

Atente aos sinais! Aqueles poderes antigos estão dentro de você, não sinta medo, eles não são proibidos, são a nossa força mais verdadeira, nosso paraíso particular. É esse poder que irá lavar a nossa alma de todas as injustiças, sinta-o dentro de você e permita que se expanda, que extravase, que preencha o mundo e o teu próprio Ser.

2 comentários

  1. "Atente aos sinais", acho que estou fazendo isso. Interessante que encontrei este texto (e este blog) justamente no mesmo momento em que estou aprendendo mais sobre bruxaria e Wicca, religião que, apesar de eu conhecer faz tempo, nunca tinha sentido vontade de aprender sobre. Talvez eu esteja sendo chamada, talvez seja porque entrou uma pessoa em minha vida adepta ao neopaganismo (mas que de maneira alguma força suas crenças sobre mim, estou indo atrás por conta própria).

    Eu fico muito triste quando penso o quanto as mulheres sofreram por causa de um bando de homem que achava que tinha o direito sobre o corpo delas, a liberdade delas e até mesmo a fé delas. E o mais triste é perceber que ainda hoje em dia existe muita gente assim, vide a situação político-social do nosso país.

    Beijinhos.
    https://afoolishmistake.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me alegra saber desta conexão! Seja sempre muito bem-vinda!
      Sinto que esse despertar está acontecendo, parece que nossas mentes e almas estão retomando poderes ancestrais e estão se libertando de crenças que por muito tempo nos aprisionaram.
      Foi algo que realmente nos prejudicou (e ainda prejudica), mas estamos nos unindo para que isso melhore a cada dia.
      Luz na sua nova caminhada. Sou grata por ter lido e comentado minhas palavras.
      Abençoada seja!

      Excluir