Uma centelha minha se apagou com Juma




Um belo animal, não é? 

Belo para estar livre, correr pelas matas, caçar em seu habitat natural, beber água pura, sentir o Sol, dormir em paz... 

Descanse em paz, Juma! 

Hoje chorei por você! Chorei por todas as espécies que estão em extinção, inclusive por uma espécie de amor. 

Chorei, pois você não precisava estar ali. Tinha que ser preservada como uma joia preciosa. Toda vida é uma joia preciosa. 

Juma, você pagou pelas incoerências do nosso País. Um País que deveria estar preocupado com seu futuro e não com superficialidades. 

Chorei por ver tanto preconceito, injustiça, imoralidade, desonestidade, crueldade e desamor. Chorei por nossos hospitais, nossas crianças, nossos desamparados, nossas escolas, nosso planeta. 

Pra você, Juma, assim como para mim, essa tocha não significa nada! Sua vida, a vida do povo, a preservação da natureza, isso é o que verdadeiramente importa. 

Você foi submetida a um estresse totalmente desnecessário, jamais deveria ter sido exposta como um objeto e pagou com a vida por um crime que nem cometeu. Quantos de nós pagamos um preço alto demais? Quantos já pagaram com a vida? 

Juma, meu coração dói. Se você estava enjaulada para que sua espécie não desapareça é porque, no passado, algo muito errado aconteceu. Algo muito errado está acontecendo...

Não consigo olhar para sua foto sem sentir lágrimas em meus olhos. São tantas fotos, tantas lágrimas, tantos inocentes... De todas as espécies. 

Eu não estava presente no momento em que sua vida lhe foi tirada, não preciso julgar circunstâncias, o fato mais relevante nesta situação é que você, assim como a maioria dos brasileiros, foi usada e depois, descartada. 

Evento nenhum deve usar animais. País nenhum deve usar seu povo. A vida merece estar no mais alto patamar do respeito. Juma, você estaria ainda sentindo o Sol se não tivessem lhe colocado uma corrente, e se, antes, não lhe tivessem tirado o direito de ser livre. Não é o fato apenas, mas sim, as circunstâncias que levaram até ele. 

Estamos perdendo a nossa liberdade, não é SÓ um animal, são TODAS as vidas. Somos TODOS nós. Parece que, a cada minuto, uma centelha de alma se apaga (E a tocha segue acesa, desfilando pelo nosso País em frangalhos). Juma, nesta foto, não sabia que seriam seus últimos momentos, e você, o que você sabe? 

É difícil tolerar certos tipos de aglomerações e eventos, imagina um espírito livre nesta situação. O fervor de uma vida usado em prol da exaltação de um insignificante fogo simbólico? Quanta inversão de valores. Afinal, o que essa tocha está fazendo aqui?


Nenhum comentário

Postar um comentário