O “pré-Natal”

Vega - Constelação Lyra
Estamos novamente nos preparando para as festividades de final de ano: presentes para os entes queridos, lembranças para o amigo-secreto do trabalho, viagem de férias, quitutes para a ceia, espumante para a chegada do novo ano. Então pergunto: temos o que brindar? Como foi o decorrer do ano que já está quase se despedindo?
Tantas mensagens e desejos de prosperidade e amor foram trocadas no Natal passado, mas o que, de fato, foi colocado em prática? É uma tradição presentear, se preocupar em agradar as pessoas mais próximas, porém, é preciso pensar em muito mais do que a satisfação material. Vivemos em um mundo consumista que nos faz pensar que só demonstramos sentimentos quando damos para o outro um presente de “valor” e esquecemo-nos de ver o valor onde ele realmente está: escondido (ou não) em cada coração.
E aquele amigo-secreto do trabalho? O conhecemos realmente? Ou vamos à festa de Natal, compartilhamos presentes e abraços e durante o ano que passou nem um “bom dia” ou uma gentileza foram trocados? Agradável é a confraternização diária, é fazer com que o ambiente de trabalho se torne um presente semanal, refletindo em um final de ano verdadeiramente motivador para que o próximo ano prospere.
Muitos são os planos para o Natal e Ano Novo, as cidades ganham brilho e cor e eu, particularmente, volto para os ares de minha infância, fase da vida onde o Natal é muito mais mágico e esperado, não pelos presentes, mas pelo fato de que as crianças sentem tudo com mais intensidade e deixam que o verdadeiro espírito natalino invada seus sentimentos. Além de preparar ruas e casas devemos preparar nossos corações e revigorar a alma, deixar que tantos votos e felicitações adentrem nossa mente e se concretizem na medida do que está reservado para cada um.
“Fazer” um Natal é simples, faz tempo que estamos praticando. “Ser” o Natal é o que realmente temos deixado de lado, é o que, muitas vezes, esquecemos ou colocamos em segundo plano. E ser é sempre o mais importante.

Nenhum comentário

Postar um comentário